Minhocário caseiro: como fazer?

Recuperei este conteúdo do meu antigo blog, escrito em 2014. Dois anos se passaram e o conteúdo sobre como fazer um minhocário caseiro continua relevante (e acredito que sempre será).

Por qual motivo eu devo fazer um minhocário?

É uma maneira de destinar o resíduo orgânico que você e sua família produzem e ainda gerar terra fértil e biofertilizante. Resíduos como cascas de fruta, bagaços, sementes e legumes, tudo isso iria para o lixo normal (rejeito), sendo que não é o apropriado. Então, você deve fazer um minhocário simplesmente por ter o compromisso com os resíduos que produz. é o que eu penso. Respostas mais técnicas para essa pergunta eu não tenho. e se você conhece outros métodos para lidar com o orgânico compartilhe comigo também!

providencie três caixas de 15kg de gordura vegetal. eu consegui as minhas com uma senhora que faz bolo aqui perto de casa. ou qualquer outro tipo de caixa parecida que dê para fazer o que vou explicar nos próximos passos. não é difícil de achar.

Qual é a lógica das caixas?

– a primeira caixa é onde você vai colocar o resíduo diariamente, onde vai ficar a terra e minhocas;

– a segunda caixa deve ter uma faixa de terra e será trocada de lugar com a primeira quando esta estiver cheia;

– a terceira é onde vai ficar o “chorume do bem”, um biofertilizante.

as caixas devem ser trabalhadas da seguinte forma:

– caixa de cima com furos pequenos na tampa, para que entre oxigênio;

– tanto a segunda quanto a terceira caixa, com furos grandes na tampa, para facilitar a passagem das minhocas;

– a primeira e a segunda caixa devem ter furos pequenos em seu fundo, para que as minhocas possam transitar.

na terceira caixa deve ser acoplada uma torneirinha, para que você consiga retirar o biofertilizante. faça um buraco para acoplar e aplique silicone.

observação: todos os furos foram feitos com furadeira, só variando o tamanho da broca.

coloque uma terra boa na primeira caixa, junto com as minhocas californianas, que você consegue comprando com meu amigo Alex, do Campeche. Ele produz minhocas e faz minhocários, inclusive se você não quiser fazer você mesmo, compre dele e faça sua parte da mesma forma (http://minhocario.eco.br). Se você não é de Florianópolis e região, busque um fornecedor em sua região que produza este tipo de minhocas.

abasteça com resíduos orgânicos diariamente e ao fazer isso cubra com palha ou serragem, imediatamente. a serragem e a palha ajudam a manter a umidade e a proteger de moscas.

Fiz esse vídeo com o intuito de dar uma resumida, talvez falando fique mais fácil de entender: https://www.youtube.com/watch?v=y2wEk4ajmLg

pontos importantes:

– esse minhocário é considerado pequeno, ideal para quem mora sozinho. aqui em casa somos em três, mas pra começar a experiência está ótimo e está funcionando. o máximo que vai acontecer é chegar em um momento que as caixas estão cheias e será preciso aguardar o processo natural das minhocas. aí provavelmente eu vá fazer um novo minhocário, um pouco maior;

– pesquise na internet mais informações sobre essa prática, como eu disse, não sou entendido do assunto, aprendi sozinho;

– se você não tem o costume de plantar doe a terra produzida e o biofertilizante para alguém que o faça;

coloque no minhocário: frutas, legumes, casca de ovos, ervas, grãos e o que mais for orgânico. evite coisas ácidas, cítricas e com muito sal e gorduras. restos de comida em geral não é recomendado, isso requer umoutro tipo de compostagem;

– nunca mais coloque resíduos orgânicos no lixo. orgânicos não são rejeitos.

Espero que te ajude. Fazer a nossa parte não é tão difícil quanto parece, menos motivos, mais ação 🙂

Compartilhe o conteúdo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *